Procurar na página


Contacto

Cghelptec
Coimbra
3000-000

E-mail: cghelptec@hotmail.com

Segurança do Internauta

16-09-2011 02:50

 

 

Como os meu dados bancários são roubados?

Os hackers costumam entrar nos computadores da seguinte maneira:

Enviam aos clientes dos bancos spams que são e-mails de origem comercial contendo um link. O usuário é induzido a clicar num link exposto no texto. Ao clicá-lo, ele baixa um programa que infecta o computador, com o vírus conhecido como Cavalo de Tróia.

O programa baixado fica invisível no computador. Quando o internauta acede á página do banco no qual mantém conta, o tal programa copia dados, como números de agências, de contas e de senhas usados pelo cliente e os envia para o hacker, que transfere os valores para contas de "fantasmas" – pessoas que emprestam seus dados bancários e de identidade para receberem o dinheiro roubado.

ATENÇÃO: Os bancos não costumam enviar e-mails sem o devido consentimento do cliente.

O QUE SÃO VÍRUS DE COMPUTADOR?

Um vírus de computador é um programa pequeno, desenvolvido para alterar a forma como um computador opera, sem a permissão ou o conhecimento do seu utilizador.

Os vírus de programa infectam arquivos de programa. Esses arquivos normalmente têm extensões como .COM, .EXE, .OVL, .DLL, .DVR, .SYS, .BIN e, até mesmo, .BAT.

Exemplos de vírus de programa conhecidos são: Jerusalém e Cascade.

 

Prevenir o Risco de infecção

Use seu computador com segurança e incentive todos que você conhece a fazerem o mesmo.

Verifique se as suas definições de vírus estão atualizadas. Use o LiveUpdate (ou o seu método preferido) para fazer download das últimas definições de vírus, pelo menos, uma vez por semana.

 

É fundamental

desconfiar de e-mails, sem que apareça o nome do remetente, ou com nomes desconhecidos, ou mesmo com assuntos obscuros, duvidosos.

Links: 

Nunca clique no link de uma mensagem. Seu destino pode ser verificado na parte inferior da janela, ao passar o cursor sobre o link. Se ele se referir ao download de um arquivo com as extensões .EXE, .SCR ou .BAT, é possível que seja um “Cavalo de Tróia”.

Anexos :

Provedores e webmails avançados têm antivírus que verificam os seus anexos enquanto a mensagem é lida. Desconfie de anexos com as extensões citadas acima.

Os alarmes falsos são mensagens sobre vírus que supostamente são espalhadas quando você simplesmente lê um e-mail.

Tais mensagens são extremamente comuns. Na verdade, elas não passam de correntes. Os indicadores mais comuns de um vírus de alarme falso estão relacionados abaixo.

Simplesmente ler ou abrir uma mensagem de e-mail normalmente não dissemina um vírus. No entanto, se o seu sistema de e-mail estiver definido de alguma forma para executar anexos (EXE), automaticamente, você estará correndo riscos.

Endereços:

Sempre digite o endereço do banco. Verifique seu certificado de segurança, clicando no pequeno cadeado fechado no navegador ao entrar no site.

Antivírus e firewall:

O uso destes programas é essencial no PC. O antivírus monitora os arquivos presentes no HD e o firewall verifica a comunicação entre o computador e a Internet.

Navegador:

Navegadores como o Firefox são mais seguros que o Internet Explorer. Tenha sempre a última versão instalada ou atualize o que você possui em seu PC pelo update do programa.